domingo, 4 de março de 2012

Preparando e Organizando as ideias: Religião e Arte

Como podemos relacionar arte e religião?



Preparando...

 
Através da arte é possível expressar e refletir sobre os mais variados temas e assuntos. E claro, as questões religiosas são muitas vezes foco dos trabalhos dos artistas. Na produção de arte popular do Brasil, isso fica bastante claro e evidente, pois muitas vezes é a partir dessa temática que os artistas vão construir suas obras e até mesmo o conjunto de suas carreiras artísticas.

Que artistas que você conhece que fazem dos assuntos religiosos, temas de suas obras de arte?


Organizando...

Hoje, apresentamos aqui, dois artistas, com obras no acervo do Pavilhão das Culturas Brasileiras, que mostram em suas produções, como a religião pode estar ligada com a arte.
Os artistas Veio (Cícero Alves dos Santos) e Chico Tabibuia (Francisco Moraes da Silva), são exemplos de como através da arte podemos pensar sobre algumas questões religiosas

Na obra do artista Veio, vemos a imagem “Casal de anões”, e podemos perceber uma referencia aos pretos-velhos, entidades da religião da umbanda, enquanto que na imagem do artista Chico Tabibuia, "João Caveira", vemos uma representação de um Exu, um orixá, que está presente nas religiõs Afro-brasileiras, como o candomblé.



Sobre o artista Veio



Cícero Alves dos Santos (Véio). Nasceu em Nossa Senhora da Glória-SE em 12 de maio de 1947. Recebeu esse nome em homenagem ao Padre Cícero e o apelido surgiu porque gostava muito de andar entre as pessoas mais velhas. Autodidata, admirava a cultura popular desde criança, quando começou a executar suas primeiras peças em cera de abelha. Possui peças em diversas dimensões, variando entre um milímetro a 12 metros de altura. Muitas peças podem ser observadas ao longo da entrada do seu sítio “Soarte”, que fica às margens da Rodovia BR 206, no município de Feira Nova. Atento às questões ambientais, Véio Trabalha com restos de madeira coletados durante suas andanças pela mata.

* Texto retirado do site


Sobre o artista Chico Tabibuia


Francisco Moraes da Silva (Silva Jardim RJ 1936 - Barra de São João, Casimiro de Abreu RJ 2007). Escultor. Aos 10 anos esculpe seu primeiro boneco com pênis. Repreendido pela família, a escultura foi jogada fora. Volta anos mais tarde a fazer alguns bonecos mas só começa a esculpir regularmente no fim da década de 70. Até 1988, alterna o trabalho artístico com o de lenhador, uma de suas atividades mais duradouras - é dessa profissão que provém seu nome artístico: tabibuia é um tipo de madeira da Mata Atlântica. 
* Texto reitirado do site

Para pensar...

Além desses, que outros artistas também trabalham com a temática da religiosidade?
Como levar esse assunto para a sala de aula?
Que representações religiosas são mais comuns nas artes?
De que questões religiosas esses artistas abordam em suas obras?

Leia mais sobre as questões Afro-brasileiras aqui
Abaixo, você pode assistir na página do blog um vídeo-documentário sobre o artista Veio (Cícero Alves dos Santos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...