Sobre o Pavilhão

O que é o PAVILHÃO DAS CULTURAS BRASILEIRAS?



A principal coleção do Pavilhão das Culturas Brasileiras em seu nascedouro é a reunida pelo Museu de Folclore Rossini Tavares de Lima. Desde 1999, quando esse museu deixou o prédio da Oca, em virtude da montagem da Mostra do Redescobrimento, o acervo não tem espaço para exposição. São cerca de 3.600 objetos (cerâmicas, roupas, gravuras, pinturas, esculturas, etc.), 2.200 fotografias, 400 registros sonoros e 9750 livros e documentos. 

A Secretaria Municipal de Cultura centralizou no Pavilhão das Culturas Brasileiras outros acervos municipais hoje dispersos, como o da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade até agora no Centro Cultural São Paulo, peças de Vitalino, da Biblioteca Mário de Andrade, e obras de arte indígena do Museu da Cidade de São Paulo.

Além disso, o Departamento do Patrimônio Histórico iniciou no final de 2009 a aquisição de novas peças, com ênfase na contemporaneidade. Elas contemplam obras de artistas como Chico da Silva, GTO, Júlio Martins da Silva, Ulisses, Veio e Zé do Chalé; artefatos dos povos indígenas Assurini, Galibi marworno, Galibi, Juruna, Karajá, Karipuna, Mehinako, Palikur, Suyá,Tiriyó, Trumai, Tukano, Wai wai, Wajãpi, Waurá e Wayana; objetos de artesanato de comunidades de vários estados; e peças de design popular de Alagoas, Bahia, Ceará e Pernambuco.



Texto extraído do site da Prefeitura de São Paulo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...