sábado, 27 de agosto de 2011

Abertura de Exposição



A próxima exposição a ser inaugurada no Pavilhão das Culturas Brasileiras, trará peças contemporâneas de produção indígena. Para conhecer um pouco do que será apresentado na exposição, trouxemos aqui duas imagens de peças que estarão na mostra.

Venha conferir!


1. O Kayeb - Cobra cosmológica
Manoel Antonio dos Santos (Wet), janeiro de 2010
Povo Palikur - Amapá
Escultura em madeira que representa a constelação do Kayeb na astronomia dos índios Palikur. A constelação forma uma grande cobra bicéfala que se move no céu ao longo do ano, indicando o solstício de verão e o fim da estação seca, quando se planta a mandioca.  Os Palikur estão entre os vários povos indígenas do Oiapoque, no Amapá, que compartilham este conhecimento tradicional.



2. O barco da constelação 
Manoel Antonio dos Santos (Wet), janeiro de 2010
Povo Palikur – Amapá
Escultura em madeira que faz referência ao mito do barco que se transforma na cobra de sete cabeças, constelação relacionada ao início das chuvas pelos povos indígenas do Oiapoque. A decoração pintada remete aos escudos de guerra usados no passado pelos Palikur, povo que esteve em conflitos com outros povos indígenas vizinhos e com os colonizadores europeus.



IMPORTANTE:
Todas as imagens são creditadas à fotógrafa Mariana Chama.
Todas as peças da exposição pertencem ao acervo do Departamento de Patrimônio  Histórico (DPH), Secretaria de Cultura, Prefeitura de São Paulo 





Serviço:
O QUE? Exposição: ArteFatos Indígenas

QUANDO? Abertura: 10 de setembro de 2011, sábado, às 15h (convidados e público). Até 08 de janeiro de 2012, de terça a domingo, das 9h às 18h, com entrada até as 17h;

ONDE? Pavilhão das Culturas Brasileiras - Parque do Ibirapuera (antigo prédio da Prodam)
Rua Pedro Álvares Cabral, s/ nº - 04094-000 – São Paulo – SP
Entrada gratuita; ambiente acessível.

CONTATO:Telefone (11) 5083 0199 - E-mail: acaoeducativapavilhao@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...