sábado, 11 de fevereiro de 2012

Dica da Semana: Casa da Imagem

Você conhece a Casa da Imagem? A dica da semana de hoje indica mais esse espaço cultural da cidade. Confira!




A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, desenvolve a estruturação da Casa da Imagem, instituição voltada à memória fotográfica da cidade de São Paulo.
Criada para ser a sede do Acervo Iconográfico e promover sua preservação, pesquisa e difusão, esta instituição também desenvolve ações voltadas à memória da imagem documental de nossa cidade.
A iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura e do Departamento do Patrimônio Histórico reflete o desejo de valorizar e tornar seus acervos acessíveis. Neste caso, a execução de um amplo programa desenvolvido nos últimos quatro anos possibilitou a implantação do projeto desta nova unidade museológica.

A coleção de 710 mil fotografias passou por detalhada intervenção de conservação preventiva e foi guardada em reserva técnica especialmente projetada para sua tipologia, segundo padrão internacional. Cerca de 130 mil destas imagens foram digitalizadas e, juntamente com suas informações catalográficas, estão disponíveis no banco de dados, possibilitando o gerenciamento da coleção e o resgate de informações, operação que se completará com o acesso pela internet. Neste período também foi desenvolvido um programa de pesquisa junto ao acervo que teve por objetivo situar os autores representados na coleção e contextualiza-los na história da fotografia paulista.

Antecedendo estas ações, a Casa nº 1, assim conhecida pela numeração que recebeu na época de sua construção, foi destinada a abrigar o projeto Casa da Imagem. Em 2009 iniciaram-se as obras de restauro, que incluíram a reparação integral da parte estrutural, adaptação para acessibilidade, rede de lógica e telefonia, instalação do reservatório para combate a incêndio e intervenções nas pinturas ornamentais internas.

Vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo, a Casa da Imagem integra uma das 13 edificações históricas que exemplificam a evolução das técnicas construtivas da cidade, representando o uso residencial aristocrático na segunda metade do século XIX. Por ter entre suas atribuições a guarda do Acervo Iconográfico, possui um corpo técnico especializado no seu gerenciamento.

A Casa da Imagem deverá formular estratégias que estimulem a percepção da cidade e sua memória, utilizando como instrumento a qualidade documental das imagens em atestar, reconstituir e analisar a história. Entre suas metas mais desafiadoras, está a proposta de conduzir um conjunto de ações que permitam conhecer o passado de São Paulo sem desqualificar o contemporâneo, mas aí situá-lo, estimulando o desenvolvimento humano e a aproximação da cidade e seu cidadão.  Tornar o acervo acessível proporciona a inclusão do passado e possibilita ao visitante reconhecer-se como parte integrante do processo de desenvolvimento urbano, instrumento fundamental para a compreensão da importância da preservação do patrimônio, bem comum a todos. 

* Texto retirado do site

ATENDIMENTO AO PÚBLICO - SERVIÇO EDUCATIVO

A Casa da Imagem dispõe de serviço educativo para visitas em grupos, visando ampliar o potencial de absorção da experiência. A duração das visitas é de uma hora e conta com o acompanhamento dos Educadores Patrimoniais, que desenvolvem propostas adequadas à faixa etária dos componentes do grupo. É recomendável que o professor do respectivo grupo acompanhe a visita, a fim de que a integração do conhecimento apresentado seja otimizada. 
Por razões de segurança e conforto, os grupos devem ser de, no máximo, 40 pessoas. Para grupos com menores de 17 anos de idade, solicita-se que, a cada grupo de 20 alunos, esteja presente pelo menos um acompanhante responsável. 
O agendamento das visitas em grupo pode ser feito de duas maneiras: preenchendo-se o formulário disponível no link abaixo e devolvendo-o por e-mail, ou pelo telefone (11) 3241 1081, de segunda à sexta, das 10:30h às 14:30h. Nos dois casos, o agendamento deve ser solicitado, no mínimo, três dias antes da data pretendida. 
Também é necessária a confirmação da visitação do grupo até 48 horas antes da data agendada. As visitações em grupos ocorrem de terça à sábado em dois horários: às 10:30h e às 14:30h. Caso haja desistência da visita, pede-se que se comunique o cancelamento com 24 horas de antecedência da data programada para que outros grupos sejam contemplados.

Maiores informaçãoes acesse o site



SERVIÇO:
O QUÊ? Casa da Imagem
ONDE? Rua Roberto Simonsen, 136-B - Centro, São Paulo, SP - Metrô Sé
QUANDO? Visitação de terça-feira a domingo, das 9 às 17h - Consulta ao acervo de terça a sexta-feira, das 9h às 17h
CONTATO? 11 3106 5122B - Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...