domingo, 11 de dezembro de 2011

Para saber mais...

Na sessão Para saber mais... de hoje, vamos falar sobre a pluralidade cultural existente em nosso país. O Brasil é um território povoado e construído por muitas culturas diferentes, onde cada uma do seu jeito, com seus valores e tradições ajudaram a formar o cidadão brasileiro.

Entre as muitas culturas existentes em nosso país, destacamos hoje a cultura Afro. Por muitas vezes subjugada e excluída, a cultura afro-brasileira é parte importante e constitutiva da nação, e possui diversas questões particulares que merecem ser preservadas e divulgadas para todas as pessoas.

Você sabia que existe um museu que trata do universo da Cultura Afro-Brasileira?

Entre no site do Museu Afro Brasil (http://www.museuafrobrasil.org.br/) e descubra a variedade de informações sobre essa cultura tão importante e significativa para todos os brasileiros.


Atualmente o Museu Afro-Brasil está com uma exposição em cartaz que fala sobre o sertão brasileiro. Veja abaixo algumas informações que foram retiradas do site do museu:



O Sertão: da Caatinga, dos Santos, dos Beatos e dos Cabras da Peste
Iniciando as celebrações de seu sétimo aniversário, o Museu Afro Brasil, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, abre a exposição O sertão: da caatinga, dos santos, dos beatos e dos cabras da peste. A mostra tem aproximadamente 800 obras, entre pinturas, esculturas, gravuras, ex-votos, roupas, fotografias, instalações e documentos, reproduzindo o ambiente no qual vive o homem sertanejo. Explora, ainda, sua relação com o místico e com a natureza áspera que o cerca. A exposição conta com cenários e recursos multimídia, com espaços de luz e som, criando uma maior aproximação entre o público e a temática. Sua programação é composta, também, por palestras e oficinas, voltadas à formação educacional tanto de seus visitantes quanto de profissionais da área pedagógica.


Exposição: O sertão: da caatinga, dos santos, dos beatos e dos cabras da peste
Curadoria: Emanoel Araujo
Período: de 21 de outubro de 2011 a 01 de abril de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...