A partir de agora, inauguramos no blog a sessão "Preparando e organizando as ideias:", onde procuraremos sempre colocar textos e/ou imagens que levantem questões a serem refletidas, buscando tratar de assuntos relacionados as mostras em exposição no Pavilhão das Culturas Brasileiras.
Esse espaço será voltado principalmente para professores e educadores, mas aberto a discussão a todos os interessados. Participem!
Como já anunciamos aqui anteriormente, nossa próxima exposição irá trazer peças de produção indígena, e nesse contexto levantamos algumas ideias e questões para reflexão.
Crédito da foto: Elis Regina. Imagem retirada aqui
Preparando...
Você sabe por que o dia 19 de abril é o Dia do Índio? *
Em 1940, o 1º Congresso Indigenista Interamericano, reunido em Patzcuaro, México, aprovou uma recomendação proposta por delegados indígenas do Panamá, Chile, Estados Unidos e México.
Essa recomendação, de nº 59, propunha:
1. o estabelecimento do Dia do Índio pelos governos dos países americanos, que seria dedicado ao estudo do problema do índio atual pelas diversas instituições de ensino;
2. que seria adotado o dia 19 de abril para comemorar o Dia do Índio, data em que os delegados indígenas se reuniram pela primeira vez em assembléia no Congresso Indigenista. Todos os países da América foram convidados a participar dessa celebração.
Pelo Decreto-lei nº 5.540, de 02 de junho de 1943, o Brasil adotou essa recomendação do Congresso Indigenista Interamericano. Assinado pelo Presidente Getúlio Vargas e pelos Ministros Apolônio Sales e Oswaldo Aranha, e o seguinte o texto do Decreto:
O Presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o art. 180 da Constituição, e tendo em vista que o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano, reunido no México, em 1940, propôs aos países da América a adoçãqo da data de 19 de abril para o "Dia do Índio", decreta:
Art. 1º - considerado - "Dia do Índio" - a data de 19 de abril.
Art. 2º- Revogam-se as disposições em contrário.
A recomendação de institucionalização do "Dia do Índio" tinha por objetivo geral, entre outros, outorgar aos governos americanos normas necessárias à orientação de suas políticas indigenistas. Já, em 1944, o Brasil celebrou a data, com solenidades, atividades educacionais e divulgação das culturas indígenas. Desde, então, existe a comemoração do "Dia do Índio", às vezes, estendida por uma semana, a "Semana do Índio".
* Texto retirado do site do Museu do Índio
Organizando...
Levantaremos aqui algumas questões para reflexão. Que outras questões você também sugere para discussão?
* Como podemos tratar a questão indígena, sem cair em representações caricaturadas ou no imaginário popular?
* Será que as repetidas representações escolares, de pintura corporal ou produção de cocar, realmente ajudam a pensar e debater sobre a real imagem do Índio no Brasil?
* Que ações educacionais são possíveis para apresentar essa questão de forma real e não fantasiosa dentro da sala de aula?
* O dia do índio, como todas as datas 'comemorativas' são muitas vezes reduzidas a festas e representações fantasiosas dentro das escolas. Como mudar essa realidade, e trazer a tona as verdadeiras questões importantes a serem conversadas e debatidas?
Nenhum comentário:
Postar um comentário