domingo, 22 de janeiro de 2012

Preparando e organizando as ideias: Diferenças e Aproximações

Você já pensou em como é possível encontrar semelhanças entre imagens da arte? E como as diferenças entre elas podem trazer boas discussões sobre o tema? A sessão de hoje "Preparando e Organizando as ideias", convida você a problematizar esse assunto! 



Preparando...

Como apresentar imagens semelhantes com sentidos e conceitos opostos? É possível realizar aproximações estéticas, entre trabalhos situados em contextos diferentes?

Para tratar desse tema, escolhemos hoje duas imagens em exposição, do acervo do Pavilhão das Culturas Brasileiras.



Organizando...

A primeira imagem faz parte de uma série da artista Ciça, em cartaz na exposição Novas Aquisições: Artes Plásticas.

Sobre Ciça (1935)
Cícera Fonseca da Silva nasceu em Juazeiro do Norte, Ceará. Na infância fabricava panelinhas e pequenos bichos de barro para vender nas feiras. Filha de pais agricultores e precisando ajudar a família, não frequentou escola por mais do que um ano. Voltou à cerâmica aos 26 anos e depois de casada. Na década de 1960, começou a fazer figuras de santos e de cenas regionais. No Carnaval de 1972, a pedido de um amigo, começou a fazer as máscaras, que se tornariam sua obra mais marcante. Apesar da imensa quantidade delas, Ciça nunca as repete. Cada máscara encerra uma sábia modernidade, conjugando massas e linhas em pequenos relevos coloridos.




A segunda imagem escolhida faz parte da exposição Artefatos Indígenas, são as máscaras Tamok.

Sobre a máscara Tamok (em Wayana) ou Tamokoh (em Aparai)
É feita de argila e tiras de entrecascas de árvore. Ela representa os inimigos agressores e é usada nas cerimônias de confecção da casa comunitária cerimonial. Mascarados, os homens de outras aldeias tecem a cobertura da casa com a palha da palmeira ubim. As folhas são dobradas de maneira especial, de modo a reproduzir a pele de um gavião sobrenatural tornando mais belas a cobertura e a casa.



Para pensar...

Que relações podemos construir entre essas imagens?
É possível traçar um raciocínio estético, a partir desse comparativo, para se pensar a produção artística?
Como levar essas questões para sala de aula?
Que outros exemplos de semelhanças e diferenças podemos ter, dentro do repertório das culturas brasileiras?

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