Parte integrante do Acervo Histórico da Discoteca Oneyda Alvarega, a Missão de Pesquisas Folclóricas foi idealizada e organizada por Mário de Andrade no período em que o escritor esteve à frente do Departamento de Cultura de São Paulo. A Missão tinha como objetivo investigar aspectos formadores da identidade nacional e em 1938, uma equipe chefiada pelo engenheiro e arquiteto Luís Saia percorreu o Norte e o Nordeste do Brasil para registrar suas manifestações culturais e folclóricas, em especial de dança e música. Na bagagem, trouxeram instrumentos musicais, objetos de culto, peças utilitárias, fotos, reproduções de desenhos, gravações musicais e filmes. A equipe de pesquisadores não só registrou em discos o folclore musical dessas regiões como colheu informações complementares às gravações, que possibilitaram uma visão ampla do contexto sócio-econômico cultural das regiões visitadas.
Material apreendido em Xangôs pela polícia.
Várias peças foram doadas à Missão de Pesquisas Folclóricas - mar/1938
Recife (PE) . Fotógrafo: Luis Saia
A Missão visitou cinco cidades em Pernambuco, dezoito na Paraíba, duas no Piauí, uma no Ceará, uma no Maranhão e uma no Pará. Assistiram a representações de Bumba-meu-boi, Nau Catarineta, Cabocolinhos, Maracatu, Tambor-de-Criola, Tambor-de-Mina, Praiá, Aboios, Cocos, Catimbó, Sessões de Desafio, Xangôs , Cantigas de Roda, de Ninar, Cantos de Trabalho, Cantos Religiosos, Cateretê, Barca, e muitos outros.
Grupo de “carregadores de piano” - 18/fev/1938
Recife (PE) . Fotógrafo: Luis Saia
Além dos discos registrados, contendo perto de 1.500 melodias, a Missão trouxe na sua bagagem 1.126 fotografias, 17.936 documentos textuais (cadernetas de anotações, cadernos de desenhos, notas de pesquisas, notações musicais, letras de músicas, versos da poética popular e dados sobre arquitetura), 19 filmes de 16 e 35 mm , mais de mil peças catalogadas entre objetos etnográficos, instrumentos de corda, sopro e percussão.
Roda. 07/abr/1938
Patos (PB) . Fotógrafo: Luis Saia
Coube à pesquisadora Oneyda Alvarenga organizar todo o material, incluindo a catalogação de todos os objetos, fonogramas, filmes e fotografias e a elaboração de um fichário com possibilidade de recuperação das informações espalhadas nos diferentes suportes. Oneyda também transcreveu manuscritos extraídos das próprias cadernetas de campo ou de folhas avulsas e outros documentos e reuniu a documentação que garantiu a operacionalização da viagem como cartas de apresentação, instruções, listagem de equipamento, notas de serviços e a documentação sobre seu andamento, correspondências e notícias de jornal.
Bumba-meu-boi
João Marcos Ferreira, Pedro Gomes da Silva. 08/abr/1938
Patos (PB) . Fotógrafo: Luis Saia
O conjunto coletado vem demonstrando, mais de setenta anos depois, a importância dos documentos preservados, tendo sido objeto de dissertações, teses, livros, discos e obtido o reconhecimento internacional pela sua importância. O tombamento dos registros da Missão de Pesquisas Folclóricas foi aprovado como patrimônio imaterial pela comissão de Avaliação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. Além disso, em 2009 o acervo documental da Missão foi nominado pelo Comitê Nacional do Brasil do Programa Memória do Mundo da Unesco no Registro Nacional do Brasil.
Texto retirado do site
Fotos retiradas do site
Muitas décadas depois,já no começo dos anos 2000 um grupo de pesquisadores da UFPE(Universidade Federal de Pernambuco) refez esse trajeto,e o resultado dessa pesquisa é um CD chamado ABRE A RODA OUTRA VEZ
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