A sessão Preparando e Organizando as ideias, trás hoje três imagens sobre a produção das culturas do Brasil.
Cada uma delas foi feita em tempos e possuem sentidos diferentes, mas de alguma maneira poderiam ser relacionadas e aproximadas para se pensar a produção cultural do país.
Ao se pensar nas diferentes culturas e brasilidades apresentadas nas imagens, será que mesmo hoje, ainda é possível reconhecer um pouco do Brasil em cada uma delas?
Preparando...
Antropofagia, 1929 - óleo sobre tela - 126 x 142 cm.
Frevo, sd - óleo sobre tela colada em eucatex - 59,4 x 67,2 cm.
Manto de Apresentação, sd - tecido, linhas de lã, dolmãs e cordas de cortina - 219 x 130 cm.
Organizando...
A primeira imagem apresentada é de autoria da artista paulistana Tarsila do Amaral, e foi produzida durante o período artístico conhecido como Modernismo Brasileiro. O tema antropofagia, era na época uma questão valorizada, onde os artistas queriam tratar a arte do Brasil para as coisas do país.
A segunda imagem é de autoria do artista carioca Heitor dos Prazeres, e retrata uma dança típica de Pernambuco, o frevo.
E a terceira imagem apresentada, é de autoria de Arthur Bispo do Rosário, natural de Sergipe, mas que viveu no Rio de Janeiro, onde em determinado período de sua vida, acabou sendo internado como esquizofrênico-paranóico em uma instituição psiquiátrica. Muitos o consideram artistas, mas ele próprio nunca se intitulou um.
Que relações podem ser feitas entre as três imagens?
Como abordar a questão das diferentes culturas do Brasil através de imagens de arte?
É possível encontrar parentescos e relações entre essas imagens e as vivências e culturas no Brasil de hoje?
Nenhum comentário:
Postar um comentário